Turiarte faz parceria com IFPA e Escola Nacional de Turismo para capacitações visando a COP30
21/01/2025
A capacitação começa com cursos de Gestão de Negócios para o Turismo, em Murui, e Guia de Turismo, na comunidade São Miguel. Comunitários serão capacitados para receber visitantes
Turiarte / Divulgação
A Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta (Turiarte) que tem sede na comunidade Atodi, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, e atua com a produção e a comercialização do artesanato da palha de tucumã, e do serviço de hospedagem e de alimentação por meio do turismo de base comunitária, firmou parcerias com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Escola Nacional do Turismo para capacitações de seus cooperados visando a COP30.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo a presidente da Turiarte, Ingrid Godinho, em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a cooperativa está buscando opções, principalmente para a formação de jovens na questão de hospitalidade, da produção de artesanato, recepção aos visitantes, realização de minifeiras dentro das comunidades e também para participar da exposição de artesanato em Belém durante o evento que deve reunir representações de vários cantos do planeta.
"Nós fizemos uma parceria junto com o IFPA aqui de Santarém, o IFPA de Belém e a Escola Nacional do Turismo, que é um projeto do Ministério de Turismo com o objetivo de capacitar a população local com antecedência para a demanda da COP30, que será realizada em novembro na capital paraense, mas que trará impacto positivo para todos os municípios, incluindo Santarém. Então nesse caso a cooperativa é uma parceira na realização dos cursos nas comunidades, apoiando na logística dos cursos e dos professores e na mobilização dos comunitários para fazer a matrícula dos alunos e de viabilizar bolsas", destacou Ingrid Godinho.
Turismo de base comunitária na comunidade Urucureá, no Arapiuns
Reprodução / Redes sociais
Ainda segundo a presidente da Turiarte, uma das comunidades que serão atendidas é Murui, na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista - PAE Lago Grande, que vai receber o curso de Gestão de Negócios para o Turismo. Neste mês de janeiro, a comunidade São Miguel, no Arapiuns, será contemplada com o curso de Guia de Turismo.
"Então são cursos muito bons que a gente só encontra aqui em Santarém, no IFPA, na EETEPA e hoje a gente está podendo levar isso para as comunidades. E ver esses cursos se tornando realidade nas comunidades é uma satisfação muito grande para a cooperativa, porque é uma luta que a gente já tem há muito tempo. E faço o chamado para os alunos que se inscreveram para o curso no São Miguel e no Murui, que não esqueçam de levar seus utensílios, de levar sua contribuição para a comida, sua farinha, seu peixe, seu cará, sua tapioca para a comunidade", ressaltou Ingrid Godinho.
Os comunitários que se inscreveram para os cursos em São Miguel e Murui também devem levar as cópias dos documentos solicitados no ato da inscrição, para efetivação da matrícula.
Atualmente a Turiarte conta com 13 comunidades das regiões do Arapiuns, Tapajós e Rio Amazonas, e 176 cooperados, sendo mais de 130 mulheres, 30 jovens. Entre os cooperados há agricultoras, pescadores, pescadoras e artesãos. Alguns funcionários públicos compõem o quadro de cooperados.
Trançados de palha de tucumã - tradição que é passada de geração a geração
Turiarte / Divulgação
São oito comunidades envolvidas com o turismo de base comunitária através da Turiarte, comprometidas em preservar seus territórios. E para garantir que as próximas gerações sejam capacitadas para proteger e valorizar sua herança cultural e ambiental, a cooperativa investe na formação de jovens, preparando-os para serem líderes conscientes e defensores da Amazônia.
Nas comunidades que fazem parte da Turiarte e produzem artesanato com palha de tucumã, cada cesto trançado, cada biojóia é uma expressão de amor pela terra e uma fonte de sustento para várias famílias. Além disso, o trançado em palha de tucumã é um legado ancestral e conhecido mundialmente.
Artesanato produzido em comunidades que fazem parte da Turiarte
Turiarte / Divulgação
*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região