Definido calendário de expedições do Barco Hospital Abaré para Aveiro e Belterra em 2025
17/01/2025
Cada município deve receber ao menos seis expedições entre os meses em que o nível do rio permite a navegação do Abaré até às comunidades. Reunião na prefeitura de Belterra sobre as expedições do Barco Hospital Abaré em Aveiro e Belterra
Divulgação
Reunião entre representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o prefeito de Belterra, Ulisses Medeiros (MDB), o secretário municipal de Saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara e o diretor da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), Dirceu Costa, definiu o calendário de expedições do Barco Hospital Abaré para 2025 em Aveiro e Belterra, no Baixo Amazonas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Tanto Aveiro quanto Belterra devem receber seis expedições do Barco Hospital Abaré entre os meses de fevereiro e setembro deste ano, período em que o nível das águas do rio Tapajós costuma estar mais elevado. Essa iniciativa visa facilitar o acesso da população ribeirinha a serviços de saúde essenciais, promovendo uma assistência mais efetiva e abrangente.
“O Abaré é de fundamental importância para a saúde ribeirinha de Aveiro, pois, em 2024, foram seis expedições que levaram saúde para as famílias de ribeirinhos do município, ajudando o município a levar saúde de qualidade a quem mais precisa e que as vezes não tem a possibilidade de se deslocar até a sede do município ou a outros centros urbanos em busca de atendimentos médicos”, destacou o secretário de Saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara.
Durante a reunião foi avaliado o desempenho das expedições do Abaré em cada um dos municípios, para aprimorar os pontos fortes e corrigir eventuais dificuldades. Também foram apresentadas sugestões para as expedições de 2025, visando melhor dinâmica no atendimento aos ribeirinhos.
Barco Hospital Abaré
PMS/divulgação
Dirceu Costa, diretor da RIDH, ressaltou que a parceria do Barco Hospital Abaré com as secretarias municipais de Saúde é de fundamental importância, pois, proporciona uma dinâmica mais arrojada. “Com a rede de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e todos os servidores das secretarias de Saúde, contado com o apoios dos prefeitos municipais, as expedições do Navio Abaré têm alcançado as populações ribeirinhas que carecem de assistência em saúde, e esse trabalho deve continuar em 2025 promovendo saúde e bem-estar aos ribeirinhos”, disse.
O Barco Hospital Abaré tem quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região